Notícias Abrolhos

Novas terras submarinas

Área de recifes de corais em Abrolhos é duas vezes maior do que se pensava

Pesquisadores que estudam os recifes de corais do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a mais antiga reserva natural dos mares brasileiros, acreditavam conhecer bem a área, até que em 2000 pescadores locais avisaram que havia recifes profundos fora dos mapas. Foram ver e encontraram novas terras submarinas: a área de recifes conhecida em Abrolhos dobrou e vem permitindo conhecer como aquele trecho do litoral se formou ao longo dos últimos milênios. “Essa descoberta casual gerou um projeto ambicioso”, conta o biólogo Rodrigo Moura, coordenador do programa Marine Management Area Science da Conservação Internacional (CI) do Brasil.

Formado por cinco ilhotas de origem vulcânica a 70 quilômetros da costa no sul da Bahia, o parque abriga mais do que as baleias-jubarte, que atraem turistas entre julho e novembro. Ali estão os chapeirões, estruturas em forma de cogumelo cujos topos às vezes se unem e formam colunatas por onde circulam barracudas, garoupas, moréias e pequenos peixes coloridos. Das 16 espécies de coral de Abrolhos, metade é exclusiva do Brasil, como o coral-cérebro (Mussismilia braziliensis), principal construtor de recifes na região. O banco dos Abrolhos, maior conjunto de recifes do Atlântico Sul, é maior que os 900 quilômetros quadrados preservados. No total são 40 mil quilômetros quadrados, área semelhante à do Espírito Santo, que só agora começa a ser investigada a fundo.


O grupo de Moura explorou o fundo do mar ao longo de 100 quilômetros da costa – entre a foz do rio Jequitinhonha, sul da Bahia, e a do rio Doce, norte do Espírito Santo –, em 19 linhas que partiam do litoral mar adentro, até a queda da plataforma continental, onde a profundidade aumenta subitamente. “Percorrer cada uma dessas linhas demorava dois dias”, lembra o geólogo Alex Bastos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que participou de algumas expedições no barco equipado com um sonar que produzia imagens tridimensionais do fundo do oceano.

O geólogo da Ufes se surpreendeu por encontrar, a profundidades de até 50 metros, paleocanais formados há cerca de 15 mil anos, quando o que hoje é coberto por mar era terra. “Esses canais indicam por onde os rios passavam naquela época”, explica. Como estão preservados, sugerem que o nível do mar subiu rapidamente na região.

O grupo selecionou pontos de destaque nas imagens do sonar e retornou com um robô capaz de filmar locais a que um mergulhador teria dificuldade de descer. As imagens do robô mostraram corais-negros, típicos de águas profundas, pela primeira vez registrados na região, e algas calcáreas, com um esqueleto de carbonato de cálcio que lembra seixo. Em setembro os pesquisadores pretendem usar o robô para investigar outras áreas dos recifes e mergulhar a 90 metros, a fim de verificar se há corais por ali. Paulo Sumida, oceanógrafo da Universidade de São Paulo (USP) que coordena a análise dos dados biológicos, deve instalar nos recifes câmeras que automaticamente registram uma imagem por hora, a fim de estudar a dinâmica da vida marinha ali.

Embora o levantamento ecológico esteja no início, Rodrigo Moura e o biólogo Ronaldo Francini-Filho, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já constataram que os recifes profundos abrigam uma biomassa de peixes com valor comercial 30 vezes maior do que os rasos. Em artigo a ser publicado na Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems, eles compararam a população de peixes de recifes profundos e rasos – alguns protegidos e outros com acesso livre para pescadores. Viram que áreas com restrição à pesca são mais ricas em peixes carnívoros de grande porte, como a garoupa, em geral os primeiros a desaparecer das áreas de pesca, que demoram até 40 anos para chegar à idade adulta. Com o escasseamento dos grandes carnívoros , os pescadores passam a capturar os herbívoros, como os budiões. O problema é que, sem budiões, as algas cobrem os recifes e os corais morrem.

Hoje menos de 1% da área de Abrolhos está protegida. E não há planos de preservação dos recifes profundos. Segundo Francini-Filho, seria preciso preservar 20% de cada zona para manter a biodiversidade. As reservas marinhas beneficiam todos. Como os limites só valem para as pessoas, a população de peixes aumenta rapidamente e muitos migram até 1.200 metros fora das reservas, de acordo com publicado on-line na Fisheries Research.

Mesmo em áreas protegidas, parte dos corais de Abrolhos se encontra ameaçada. Francini-Filho constatou que uma bactéria – provavelmente do gênero Vibrio, que chegou a Abrolhos em 2005 – está matando sobretudo o coral-cérebro. Os pesquisadores estimam que, se nada for feito, em cem anos só restarão 40% dos corais dessa espécie em Abrolhos. É uma estimativa otimista. Se a temperatura da água subir 1° Celsius por causa do aquecimento global, bastarão de 50 a 70 anos para extinguir os corais de Abrolhos. Com mais calor as bactérias proliferam mais depressa e surgem outros problemas como o branqueamento, decorrente da morte de microalgas que vivem no interior dos corais. Conter o aquecimento global requer ação de todos os países, mas é possível reduzir o nível de bactérias com a coleta e o tratamento do esgoto das cidades costeiras.

Notícias de Abrolhos

  1. Expedição documenta áreas pouco conhecidas de Abrolhos
  2. Documentário sobre Abrolhos no Fantástico
  3. As baleias já estão chegando em Abrolhos!
  4. Governo estuda ampliar Parque de Abrolhos
  5. A revanche das baleias em Abrolhos
  6. Exploração de petróleo na costa ameaça Abrolhos
  7. Empresa vai explorar gás em Abrolhos
  8. Justiça libera exploração de petróleo em Abrolhos
  9. A decisão do presidente do TRF-1 pode causar graves impactos no meio ambiente, gerando prejuízos à biodiversidade e à comunidade mundial.
  10. Parque de Abrolhos recebe título internacional no Dia Mundial das Zonas Úmidas
  11. “Praga branca” está destruindo recifes de corais de Abrolhos
  12. Lula garante recuperação do aeroporto de Caravelas
  13. Abrolhos por baixo d’água
  14. Novas terras submarinas
  15. Pedra perigosa não cartografada
  16. Greenpeace faz protesto em alto-mar em Abrolhos
  17. Litoral brasileiro vira santuário de golfinhos e baleias
  18. Dietas das Aves Marinhas no Parque Nacional dos Abrolhos
  19. A história geológica de Abrolhos

Passeios Ilhas de Abrolhos Mergulho em Abrolhos

Agendamento de saídas para o Arquipélago de Abrolhos com pernoite, Mergulho e Avistamento de Baleias Jubarte

Abrolhos Viagens
(21) 98474-2818
abrolhosviagens@gmail.com
abrolhosviagens@abrolhos.net

Saída 2 dias (1 noite)
Saída 3 dias (2 noites)


De Julho a Novembro em Abrolhos (Extremo Sul da Bahia) é Temporada de Baleias Jubarte

Embarcações disponíveis com:
Saída de 3 dias (mínimo 4 pessoas)
Saída de 2 dias (mínimo 6 pessoas)
Saídas desde a cidade de Caravelas BA
Agende seu passeio com antecedência.

Traslado Aeroporto Transfer Aeroporto Internacional
Porto Seguro (BPS) x Caravelas

Táxi Traslado
Táxi do Nilson - Porto Seguro BA
Telefone (73) 99951-5247


Galerias fotos de Abrolhos

Fotos de Baleias Jubarte Baleias Jubarte
Fotos Ilhas de Abrolhos Ilhas de Abrolhos
Fotos de Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões. Mergulho: Cavernas, naufrágio, chapeirões.
Fotos de Vida Marinha I Vida Marinha I: Peixes, tartarugas, ...
Fotos de Vida Marinha II Vida Marinha II: Corais e vegetação.
Fotos de Aves. Rabo de palha, Atoba, Fragata. Aves: Rabo de palha, Atoba, Fragata.

Galerias fotos Costa das Baleias

fotos Costa das Baleias Nova Viçosa
Caravelas
Alcobaça
Prado
Cumuruxatiba

Videos de Abrolhos

Baleias Jubarte
Mergulho em Abrolhos
Naugrágio Rosalina
Pontos de Mergulho e Ilhas
Descoberta novo naufragio
Santuário Baleias Atlântico Sul
Proteção às baleias
Capoeira Liberdade Caravelas

Abrolhos - Costa das Baleias | Notícias de Abrolhos




Ao visitar nossa região não perca a oportunidade de conhecer as melhores praias do Litoral Sul da Bahia.

Cumuruxatiba BA Corumbau BA Caraíva BA Praia do Espelho BA Trancoso BA Porto Seguro BA Coroa Vermelha BA

Abrolhos Viagens | Abrolhos 2005-